O despertar de um novo caminho

Na minha vida pessoal e como psicoterapeuta, trago os ensinamentos budistas para me ajudarem. Sempre que um paciente não percebe as repetições no enredo de sua vida, conto-lhe uma história para ajudá-lo no seu processo de transformação.

Pois somos levados pelo mar do inconsciente a repetir os nossos erros… E só a partir das relações de ajuda, das relações de vínculo e confiança com um profissional da psique, que poderemos observar lentamente o emergir para a mudança ocorrer.

O poema, “ Autobiografia em 05 capítulos”, fala a todos nós.

1.   Ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu caio, estou perdido… sem esperança. Não é culpa minha. Leva uma eternidade para encontrar a saída

2.   Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada, mas finjo não vê-lo. Caio nele de novo. Não posso acreditar que estou no mesmo lugar. Mas não é culpa minha. Ainda assim leva um tempão para sair.

3.   Ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Vejo que ele ali está, ainda assim caio… é um hábito. Meus olhos se abrem, Sei onde estou. É minha culpa. Saio imediatamente.

4.   Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada.Dou a volta.

5.   Ando por outra rua.

O despertar de um novo caminho exigirá o esforço conjunto para pegarmos uma nova rota, andar por outra rua. Esforço para transformação dos valores e de vida comunitária, para assim sermos seres humanos melhores para o outro e com mais consciência planetária. Só assim, sobreviveremos a nova realidade – pelo simples, pela colaboração, pela paz, pelo ético e estético da natureza externa e interna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *